Diário de Viagem - Varsóvia, Polônia - Parte 2

terça-feira, 6 de setembro de 2016



Visita ao Muzeum Blogoslawionego Ksiedza Jerzego Popieluszki

Traduzindo: Museu do Abençoado Padre Jorge Popieluszko
Nosso guia pelo museu foi um jornalista polonês muito querido e que falava muito bem português, porém a introdução foi feita por outro senhor e em inglês; ele contou a história deste admirável padre, sua história realmente me emocionou. 
Vou deixar um vídeo dessa introdução aqui, mas talvez pelo vídeo vocês não consigam entender claramente, então mesmo assim deixarei aqui meu breve resumo:


Jerzego Popieluszki foi um padre mártir polaco que foi morto pelo governo comunista em 1984. Houve um tempo onde os operários de fábricas entraram em greve e pediram que o padre Jorge fosse sempre rezar missas e estar perto deles durante este período. Era uma pessoa muito boa que gostava de pessoas, lutava pelo bem de todos e fazia discursos fortes que na época não agravada em nada o governo. Foi convidado para ir estudar em Roma, como sendo uma forma da Polônia se livrar do futuro mártir; Jorge  não aceitou e permaneceu no país. Passou a ser alvo do serviço secreto, foi vigiado, ameaçado , vítima de vários acidentes de automóvel, assaltos e vandalismos em sua casa e ele sempre firme!
Até que na noite de 19 de outubro de 1984, é raptado, torturado e afogado. Com a mordaça na boca foi espancado e amarrado com pedras, o corpo mutilado foi colocado em um saco e jogado no Rio Vístula. Horrível e sim no museu tem as fotos de como o corpo foi encontrado, triste demais!
No dia de seu enterro milhares e milhares de pessoas lotavam onde acontecia a cerimônia, pessoas nas árvores e em todos os cantos, além da comoção foi uma maneira de protesto. Nunca aconteceu uma investição profunda para que se tivesem culpados, ou seja, ninguém fui punido pela justiça dos homens. 
Foi beatificado e hoje seu túmulo recebe importantes visitas como o próprio Papa João Paulo II, políticos e claro milhares de fiéis. Marianna Popieluszko a mãe do mártir morreu em 2013 e perdoou os assassinos do filho demostrando que mesmo existindo pessoas horríveis nesse mundo, o amor e a consciência de pessoas boas sempre vivem.

“Rezemos para que fiquemos livres do medo e da intimidação, mas principalmente do desejo de vingança e violência.” Padre Popieluszko

"Meu filho dizia: 'Vence o mal com o bem'. Se pusermos em prática estas palavras, seria o melhor e se nós estamos melhores o mundo também estará melhor." Marianna Popieluszko

















Nesta cruz está um pedaço das Torres Gêmeas







Até o próximo Diário de Viagem! :)

47 comentários:

Kangkan Rabha [Responder comentário]

Great photos. :)

www.thequirkyminimal.com

garota delicada [Responder comentário]

Gostei bastante de conhecer esse lugar, parece bem encantador.
beijos!
www.garotadelicada.com.br

PackValle do Brasil [Responder comentário]

Amei as fotos e a vida do Padre é emocionante, lindo ver que ele não se intimidou.
Charme-se

Camilla Marques [Responder comentário]

OI Valéria a Polônia é um país que respira história, né? É um país que já passou por tanta coisa, e continua linda e soube preservar sua cultura. Amei o post! Mil Bjs

www.decoturnoespikes.com.br

Pada94 [Responder comentário]

estou amando sua viagem

Lua do Meu Mundo da Lua
FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

Fernanda Morgado [Responder comentário]

Que lugar lindo! <3 Amei suas fotos. Eu tenho muita vontade de conhecer a Polônia.
Beijos

www.fernandamrgd.com

Giuli Castro [Responder comentário]

Interessante a historia no Padre!
Sua viagem parece ter sido magica!
To amando as fotos!
Beijos

Hellenitha [Responder comentário]

Uma foto mais linda e mais apaixonante que outra! In love!

http://amebatom.blogspot.com.br/

Cristiana Nobrega [Responder comentário]

Que lugar bacana! O legal é ir em lugares como esse que carrega bastante histórias! Amei, beijos
www.achatadebatom.blogspot.com

Magda Carvalho [Responder comentário]

Bonitos registos fotográficos
http://retromaggie.blogspot.com/

Adriana Leandro [Responder comentário]

Muito triste o que aconteceu com o padre. É difícil até de acreditar o quanto as pessoas podem fazer o mal. As fotos ficaram incríveis e parece ser um lugar muito bonito.

Já fiz um post sobre o Mário Eduardo e se você quiser ver o link é esse:
http://www.galerafashion.com/2016/06/mario-eduardo-um-gato-fofo.html

Bjus!

galerafashion.com

Alyssa B. [Responder comentário]

Wow amazing place!

<3 | X ALY | Aly In Wanderland | Latest: Red Dress & Thigh High Boots

soslu badem [Responder comentário]

hello,
amaizing post and blog my blogger friends...
ı am following you on gfc...
if you want follow me back , please visit my blog
http://soslubadem.blogspot.com.tr/

Beleza Make [Responder comentário]

To simplesmente amando acompanhar o seu diário, tava louca pela parte 2, que lugares incríveisss <3 amei!!!
Beijoos
www.blogbelezamake.com

Camila Faria [Responder comentário]

Incrível a história do Jerzego Popieluszki, adorei conhecer Váh! Deve ter sido uma experiência super emocionante.

Tay Ribeiro [Responder comentário]

Adorei as fotos, menina do céu, eu teria ficado perdidinha nesse lugar porque não dá nem para deduzir os nomes rs
beijos
http://lolamantovani.blogspot.com.br/

Marília Pessoa [Responder comentário]

Tô adorando seu diário de viagem! Adoro visitar museus, faz tanto tempo que não faço isso. Adorei as fotos e os videos. Muito bonito esse museu, que arquitetura incrível!
bjs
blogtrashrock.com

Marcela Miranda [Responder comentário]

Que amor essas fotos e o vídeo!
Amando sua viagem <3
Beijinhos.

Les Jours de Marcela

Natasha Romaszkiewicz [Responder comentário]

Sua viagem deve estar sendo maravilhosa, Vah!! Boa parte da familia da minha avó é polonesa e lituana, então ir para essa parte da Europa é um sonho que quero muito realizar! Muito legal acompanhar sua viagem aqui pelo blog tb!!

Um beijo, Na
www.hamburguesinha.com.br

Eu Sendo Assim [Responder comentário]

Belo museu.

✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

Natali Loure [Responder comentário]

Nossaaa que lindas as fotos , to adorando acompanha sua viagem ta bem legal , ainda quero ir pra Polônia ♡

www.nataliloure.com.br

Bruna Oliveira [Responder comentário]

Colocando esse lugar na minha wish ♥
com amor, Bru
Mania de Bruna
@maniadebruna

Gih Gavazzi [Responder comentário]

Nossa repleto de historia e momentos importantes.
adorei sua viagem a varsovia.
Kisses

Barb Furtado [Responder comentário]

Oi Valéria, tudo bem?
To adorando acompanhar teu diário de viagem.
Impossível não se comover com a história do Padre.
Gostei bastantes das fotos também <3

Bjs
barbfurtado.blogspot.com

Simone Cajá [Responder comentário]

Só uma coisa á dizer: UAAAAAAAAAAAAAAAAU!
Beijos

http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

Jéssica Marques [Responder comentário]

Esses teus diários de viagem estão me deixando LOUCA! Eu quero ir em todos esses lugares, tipo, agora.
A história desse padre é muito emocionante.
Amei as tuas fotos, amei tudo.
Beijão,
radioactivebookss.blogspot.com.br

Robson Vascovith [Responder comentário]

Oi, tudo bem?

Eu estou adorando acompanhar seus posts da viagem haha E ta me deixando com vontade de férias!!!!

www.robsonvascovith.com

Oxi, Falei! [Responder comentário]

Nossa! Bem bad a historia hein?
Que loucura!!

As fotos ficaram ótimas!

Beijos da Nati
www.oxifalei.blogspot.com.br
Snap: nath.thamires

Danielle S. [Responder comentário]

Uma história muito triste a desse Padre, mas bonito de se ver que a mãe dele perdoou os assassinos do filho. O local é muito bonito!

Um beijo! ♥
www.daniquedisse.com.br

Paula Lopes [Responder comentário]

Acho que não teria coragem de olhar como o corpo ficou, mas de qualquer forma é uma história bonita, mesmo que com um fim trágico. O passeio deve ter sido incrível. Tenha um dia abençoado, beijos!

Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br

Nana Barcellos [Responder comentário]

Olá,
Que viagem histórica maravilhosa. Nunca imaginei conhecer a Polônia, fiquei surpresa com sua postagem. Triste e também bonita a história do padre.

tenha um ótimo final de semana =D
Nana - Obsession Valley

Hellz. [Responder comentário]

Cada vez que vejo posts sobre a sua viagem, imagino o sonho que deve ter sido pra você. Primeiro por entender um pouco sobre si mesma (suas origens e tal) e outra por estar em um evento que você muito queria ir e admira os preceitos.
As fotos tão lindíssimas e dão vontade de viajar HAHAH

beijo
beinghellz.com

Maria Eduarda {@dudsparrow} [Responder comentário]

Que lugar incrível e muito cheio de emoção e história! Não conhecia este padre e adorei saber mais! Quero mais posts *--*
boa semana :)

Red Behavior

Kaila Garcia [Responder comentário]

Está sendo incrível acompanhar sua viagem, esse lugar é incrível e suas fotos nós faz pensar que estamos passeando por aí.. Amo passar aqui no seu cantinho! ❤

www.kailagarcia.com

Isabella Proença [Responder comentário]

Que incrível! Amei! Um sonho.
Estou adorando os posts da viagem, por favor continue! <3

Me chama de Bella

Juliana Ferreira [Responder comentário]

Que lugar incrível, adorei saber a história dele, aprendendo com você e amando esses posts.

Beijos
https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

Adrika [Responder comentário]

perfect photos :)

NEW BLOG ! please follow me : YOUNG BLOG

Mariana Peixoto [Responder comentário]

Nossa que museu belíssimo! Muito triste a história do Padre Jorge Popieluszko, assim como a de todos mártires...
Suas fotos estão belíssimas como sempre, sinto como se estivesse visitando o museu. Adorei a iluminação! Já perguntei o modelo da sua câmera? Estou atrás de uma câmera para comprar mas não faço ideia de qual escolher c.c
Beijos e até mais :*
http://www.thesecretshoot.com/

Somos Visíveis e Infinitos [Responder comentário]

Meu deus, eu to amando esses seus posts da viagem! Deve ter sido sensacional! Meu sonho é conhecer o mundo todoooo!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=Kn9CZKwawfA

Graziela Oliveira [Responder comentário]

adorando os posts e fotos dessa viagem incrível *-*

www.blogamorarosa.com

Thayse Stein [Responder comentário]

Gente, que triste essa história, mas que bacana que ele tem um memorial assim e que o lugar é fonte de tanta informação e peças históricas. Amei acompanhar sua viagem, adoro diários assim <3


Beijos
Brilho de Aluguel

Foca no Glitter [Responder comentário]

Lindas as fotos, Val!
Quanta história nesse lugar! Pena que a história não foi tão feliz, mas é bom lembrar sempre de figuras importantes assim!

Um beijo,
Foca no Glitter

Lorraine [Responder comentário]

Nossa, que história triste :~ a crueldade humana é espantosa! Deve ter sido uma experiência e tanto conhecer o museu...

Já fomos legais

Zilandra Batista Rodrigues [Responder comentário]

Mulher a bagagem cultural que vc vai voltar dessa viagem e sem palavras ne?
Grande beijo
www.zilandrarodrigues.com.br

Blah Oestraich [Responder comentário]

Que história triste do Padre :/

“Rezemos para que fiquemos livres do medo e da intimidação,
mas principalmente do desejo de vingança e violência.” Padre Popieluszko

Linda essa frase e super concordo <3

Ficaram lindas as fotos, estou adorando ler os diários <3

Beijos, boa semana!
http://www.blahoestraich.com.br

Bruna WB [Responder comentário]

Nossa, eu até fiquei arrepiada com a história. É triste como tantas coisas ruins acontecem com pessoas de bem, mas concordo muito com a lição - vingança não é o caminho. Acredito muito que nossas ações influenciam as coisas no mundo (nem que seja o ponto de vista de uma pessoa só), por isso, tento aprender sobre as melhores formas de eu contribuir com um mundo melhor para, quem sabe, causar um impacto positivo.
Adorei seu post, mais uma vez. Que viagem incrível você fez!
Beijos,
Bru
http://www.moderando.com

Isabella Lessa [Responder comentário]

Que blog lindo! Amei o post pra mim que sou católica e adoro saber as histórias dos santos!
Beijão,

Isa | http://isabellalessa.com

Deixe seu comentário aqui

Hey I'm With The Band: Diário de Viagem - Varsóvia, Polônia - Parte 2