Diário de Viagem - Varsóvia, Polônia - Parte 1

quinta-feira, 1 de setembro de 2016


Primeiras impressões

Varsóvia é a capital e maior cidade da Polônia. Localizada nas margens do rio Vístula. A sua população, em 2012, era estimada em 1.716.855 habitantes, praticamente a mesma daqui de Curitiba. Mais de 80% da cidade de Varsóvia foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas muitas de suas ruas e prédios históricos foram restaurados. Ou seja é uma cidade praticamente nova. Você fica impressionado ao ver a grandiosidade das igrejas, dos prédios e das largas ruas e saber que praticamente tudo aquilo foi destruído e reconstruído. Deve ser por isso que as pessoas são bem patriotas, eles tem orgulho da sua terra e de tudo o que envolve a Polônia. É bonito de ver o orgulho que eles tem por tantas pessoas que foram e são importantes para o mundo serem daquele lugar, como é o caso do músico Chopin, aliás o nome do aeroporto de Varsóvia é em homenagem á ele, sem contar os concertos nos parques com músicas do próprio que acontecem no verão.
Não podemos deixar de citar o Santo Papa João Paulo II, onde se vê fotos dele nas janelas de casas e também a Santa Faustina, foi ela quem pintou o quadro de Jesus Misericordioso
Chegando em Varsóvia a Jola (se pronuncia Yola) estava no desembarque do aeroporto com uma bandeira do Shalom nos esperando, ai que saudades dela... Uma polaca agitada, hiperativa, preocupada, muito querida e parecida com minha vizinha! Cada grupo de brasileiros tinha um ou dois responsáveis que nos acompanhavam nos passeios e no que a gente precisasse, eram nossos guias, a Jola era a nossa.
Ao nos encontrarmos com ela pegamos um ônibus e fomos até a igreja onde era o nosso QG, lá nos derem nosso kit da pré-jornada e avisaram nossa 'mãe polonesa'. Cada pessoa que participou da pré-jornada ficou na casa de uma família que se disponibilizou para acomodar os peregrinos sem receber nada em troca. Cada um passou a fazer parte de uma família, então por isso chamávamos de 'pai, mãe, irmãos' era bem divertido! Nossa mãe foi a Bogumila (se pronuncia Bogucha), uma moça solteira que mora num apartamento pequeno, mas confortável. Ela foi muito gentil e atenciosa conosco preparava um café da manhã delicioso e ainda nos ajudava a preparar um lanche para levarmos em nossos passeios. 
Ficar na casa de estranhos em outros país pode parecer desconfortável para uns, mas eu queria ter essa experiencia mesmo e foi realmente muito bom! Logo quando nos conhecemos a Bogumila me perguntou se eu falava espanhol e eu disse que não, mas que me virava bem no inglês, porém ela falava pouquíssimas coisas em inglês, só aí já dá pra imaginar o quão complicado foi nossa comunicação né? HAHA 
Pra gente se entender ela pegava o notebook dela e nos comunicávamos pelo Google Tradutor! Ela escrevia em polonês e traduzia para o português e vice-versa. Era engraçado e confuso porque o Google Tradutor não é 100% confiável, mas no final a gente sempre se entendia hahaha! Quando estávamos na rua com ela o silêncio predominava, eu arriscava puxar um assunto em inglês e ela se esforçava pra tentar responder, mas não dava muito certo... Era na base da mímica e das palavras soltas pra se ter um diálogo! 
Polonês é um idioma complicado, parecido com russo ou alemão. Claro que eu aprendi algumas palavras em polonês e achei o máximo haha! A Jola nossa guia e a Wanda que sempre estava com ela falam inglês tranquilamente, então nos passeios com elas era mais fácil, sem contar que sempre andávamos em grupo, então brasileiros é que não faltavam por lá :)
Ficamos no bairro Ochota, um bairro bem arborizado perto de farmácias, mercado, feirinha de frutas, floricultura, escola e também perto do centro.
Lá não exitem muitas casas, a maioria das pessoas moram em prédios sem garagem, sim as pessoas deixam os carros na rua tranquilamente, é raro um prédio de moradores que tenha portões ou portarias. Enfim, Ochota é um lugar muito bom de se morar!
Para não ficar muito cansativo vocês vão conhecer a Bogumila, o seu café da manhã e demais coisas que citei nesse post nos próximos Diários de Viagem. 










Até breve :)

45 comentários:

Kaila Garcia [Responder comentário]

Que lugar mais incrível! Deve estar sendo um sonho explorar esse lugar. ❤

www.kailagarcia.com

Thaís Almeida [Responder comentário]

Eu sou fascinada pela Europa.
Amo ver essas fotos e ler sobre esses lugares!
Um beijo!

www.impulsofeminino.com

Ana Borges [Responder comentário]

Deve ter sido uma delícia essa viagem, experiência única!

Preserve Suas Raízes | Fã Page

Velhos Outonos [Responder comentário]

Adorei as fotos, tudo lindo. Estou seguindo aqui já, beijos ;*
http://velhosoutonos1.blogspot.com/

Leilaine Luise [Responder comentário]

Meu Deus seu blog é tão tumblr, amei seu blog, amei suas fotos, amei seus posts. Quero viajar um dia pra bem longe sabe só assim para sentir como é a sensação.
Blog: http://camarimdascacheadas.blogspot.com.br/

Lorraine [Responder comentário]

meu Deus, não sei uma palavra em polonês. ia viver de mimica e google translate também hahaha! e que lugar mais lindo <33

beeeijo, Já fomos legais

Somos Visíveis e Infinitos [Responder comentário]

Amei o post, as fotos, tudo deve ter sido lindo demais! Meu sonho é viajar pra fora, deve ser incrível!
Beijosss
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

Thami Sgalbiero [Responder comentário]

Imagina visitar uma cidade "nova", tudo direitinho e maravilhoso. Queria que aqui no Brasil as pessoas fossem tão patriotas quanto eles são lá fora, vejo o patriotismo que eles tem nos Estados Unidos e fico impressionada. Legal é ter uma guia animada pra animar a gente lá né? Eu nunca viajei pra fora do país, mas ficar na casa de alguém que possa te ajudar a guiar e tal, é bom, uma pena que ficou difícil a comunicação, mas acho que se fosse comigo, ia ser igualzinho, hahahaha! Porque não sei nem inglês e nem espanhol, só arranho nos dois mesmo, hahahaha! Enfim, as fotos ficaram lindas! Aguardando a parte 2.

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Miron Shanta [Responder comentário]

beautiful look love the dress
Makeupboxbd.blogspot.com

Hellenitha [Responder comentário]

Ameeeeei! Que lugar lindo!

http://amebatom.blogspot.com.br/

Papo Moleca [Responder comentário]

Que lugar lindoo, amei as fotos <33
Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

www.papomoleca.com.br

StyleByDeb [Responder comentário]

I think Poland must be such a great country, as you said, they basically rebuilt Warsaw after the war. I remember watching the movie "The Pianist" and I fell in love with Chopin's work (constantly played in the soundtrack of the movie).
It seems like you got many lovely and fun experience while in there. it's nice that you all stayd with different people from there, that makes you feel the city like a local. :) Communication between people from so many different countries must have been a challenge indeed! haha, i'm glad you sorted that out!
xx

www.stylebydeb.com

Marília Pessoa [Responder comentário]

Finalmente esse diário de viagem está no ar! Eu já tava ansiosa para saber como foi sua viagem! Lugar lindo, achei tão bonitas essas fotos. Ainda bem que a língua não foi um obstáculo para você curtir a viagem. Tipo, não compreendiam seu inglês, mas mesmo assim deu pra você aproveitar!
bjs
blogtrashrock.com

Eu Sendo Assim [Responder comentário]

Amei o post, este lugar deve ser maravilhoso.
Gostei do blog e estou seguindo. Se puder seguir de volta, agradeço.

✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

Adriana Leandro [Responder comentário]

É mais um lugar lindo. O problema da comunicação é muito complicado. A minha irmã conheceu um gringo do Peru e depois ele se tornou o nosso professor de violão. Eu não entendia uma palavra. Mas foi bom porque com o tempo aprendi algumas palavras e agora escuto o espanhol e até entendo um pouco. Depois dele conheci outros gringos que falavam espanhol e não acho muito difícil de entender. Só não consigo falar.
O que é essa fruta vermelha que você está segurando? É doce ou azeda?
O Starbucks é praticamente novo na minha cidade, deve ter só 1 ano, mas já posso aproveitar as delicias de lá. Bjus!

galerafashion.com

Zilandra Batista Rodrigues [Responder comentário]

QUE LUGAR LINDO LINDOO
Imagino que viagem top é essa
Grande beijo
www.zilandrarodrigues.com.br

Robson Vascovith [Responder comentário]

Oi, tudo bem? Que lugar incrível!!! Parabéns pelo post, as imagens são lindas.

www.robsonvascovith.com

Marcela Miranda [Responder comentário]

Deve ser um sentimento único estar em um lugar que foi destruído e reconstruído perfeitamente! Estou apaixonada pelas fotos.
Beijos

Les Jours de Marcela

PackValle do Brasil [Responder comentário]

Ain *.* estou adorando tudo, bem diferente prédios não terem garagem, sei lá haha estranho.
Estou amando as curiosidades e fotos.
Charme-se

Oxi, Falei! [Responder comentário]

Lindas fotos!! Adoro ler!!
Tudo uma graça!!! Posta mais mais!!!

Beijos da Nati
www.oxifalei.blogspot.com.br

Thalita Maia [Responder comentário]

Amei as fotos *U*

Beijos,
www.thalitamaia.com

Natz Sodré [Responder comentário]

Fiquei aqui imaginando a comunicação entre vcs na rua kkk mas isso de traduzir no google tradutor, mesmo não sendo 100% confiável, deve ter ajudado bastante, meu, deve ser muito divertido quando vc viaja assim e fica na casa de pessoas gente boa, como ela foi com vcs.. porque as vezes a pessoa da azar e pega uma familia chatinha ne, mas o que vale é a experiência, e a de vocês foi incrível, estou amando esse diário de viagem! Ameeei as fotos! A Polônia realmente parece linda! Beijokas :)

Barb Furtado [Responder comentário]

Sabe quando a gente lê um post sobre viagem que sentimos aquela súbita vontade de conhecer o lugar citado? Pois então, foi isso que senti ao ler esse post.
Fiquei morrendo de vontade de conhecer Varsóvia e fiquei encantada com as fotos. São lindas <3

Beijos
barbfurtado.blogspot.com

Camila Faria [Responder comentário]

Que experiência maravilhosa Váh! Ficar na casa de um "local" deve ser realmente muito bacana ~ por mais que a comunicação fique um pouco prejudicada. Lindas as fotos!

Jointy&Croissanty [Responder comentário]

I adore Warsaw! Nice pictures!

jointyicroissanty

Tutty [Responder comentário]

Esse lugar parece ser tão incrível! Obrigada por compartilhar conosco essa experiência maravilhosa! Aproveite bastante

www.heytutty.com.br

Gabi Aragone [Responder comentário]

Ai meu deus que luar lindo, quero conhecer, adorei a viagem e o post.
Xoxo
http://ja-ta-crescida.blogspot.com/

Cristiana Nobrega [Responder comentário]

Esse lugar é lindo demais! Já estou querendo ir haha
www.achatadebatom.blogspot.com

Foca no Glitter [Responder comentário]

Aah, que legal que tu ficou na casa de um local! Acho muito mais enriquecedor! <3
Amei as fotos!

Um beijo,
Foca no Glitter

Magda Carvalho [Responder comentário]

Adorei ler a sua viagem bonitos registos fotográficos
http://retromaggie.blogspot.pt/

Blah Oestraich [Responder comentário]

Que lugar agradável, deve ser muito bom e tranquilo para morar!! <3 Bom finde!!!

http://www.blahoestraich.com.br

Adrika [Responder comentário]

perfect photos!
NEW BLOG ! please follow me : YOUNG BLOGNEW BLOG ! please follow me : YOUNG BLOG

Sandra Kozłowska [Responder comentário]

Warsaw is good city ;)
Sandicious

Jéssica Marques [Responder comentário]

Deve ser uma experiência maravilhosa conhecer um lugar, uma cultura, pessoas totalmente diferentes. Eu conhecia um pouco da história da Polônia, porque li um livro que se passava nesse país, mas não tinha noção do estrago que a Segunda Guerra tinha feito. Tô adorando ler o teu diário de viagem, aproveita muito!
Beijão,
radioactivebookss.blogspot.com.br

Maria Eduarda {@dudsparrow} [Responder comentário]

O google translate é meio falho mas dessa vez acho que ajudou muito :) Que lugar incrível! Aguardo mais posts sobre lá *-*
boa semana :)

Red Behavior

Tay Ribeiro [Responder comentário]

Varsóvia <3 sou apaixonada por esse lugar desde que li um sobre e fui pesquisar mais (pena que não era um livro feliz).
amei as fotos e a viagem deve ter sido incrível
beijos
http://lolamantovani.blogspot.com.br/

Kaila Garcia [Responder comentário]

Você sempre trazendo lugares e cliques incríveis hein, Va! Você arrasa. ❤

www.kailagarcia.com

Beleza Make [Responder comentário]

Meu Deus, que lugar lindo, que lugar incrível. Que sonhooo <3 beeijos
www.blogbelezamake.com

Graziela Oliveira [Responder comentário]

deve ter sido uma viagem incrível! adorei as fotos e o post!

www.blogamorarosa.com

Vestindo Ideias [Responder comentário]

Ai que engraçado essa de chamar de pai e mãe HAHAHA Ai mais eu acho tão legal essa coisa de ser solidário, sabe? E imagino a cena do google tradutor! HAHAH As fotos ficaram incríveis!

www.vestindoideias.com

Bruna WB [Responder comentário]

Lindas as fotos!! Já disse aqui que tenho muita vontade de conhecer a Polônia, com seus relatos então! Acho muito bacana ficar na casa de alguém que vive por lá, penso que acabamos conhecendo bem mais da cultura do país, mesmo barrando no idioma, por vezes. Que bom que existem tradutores, né?! Haha
Beijos,
Bru
http://www.moderando.com

Juliana Ferreira [Responder comentário]

Que máximo, mesmo com as dificuldades deve ter sido incrível, apaixonada pelas fotos.

Beijos
https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

Giuli Castro [Responder comentário]

Que viagem incrivel! Muito bom ter experiencias diferentes ne?!
Adorei seu relato e suas fotos!
Beijos

Hellz. [Responder comentário]

Acho lindo esse senso de hospitalidade que a maioria das pessoas tem lá fora. De abrigar pessoas em suas casas, fazer café e tratar com o maior amor do mundo. Dá até esperança na humanidade, né? *-*

beijo
beinghellz.com

Sandra Furtado [Responder comentário]

Nossa que legal... as imagem são lindas


beijinhos sucesso flor

♡♡ 》Blog Sandra Organizando 《♡♡

Deixe seu comentário aqui

Hey I'm With The Band: Diário de Viagem - Varsóvia, Polônia - Parte 1